lha de Guam (Micronésia)
A ilha de Guam, Guão ou Guame é uma colónia norte-americana na Micronésia, localizada na extremidade Sul das Ilhas Marianas, no Oeste do Oceano Pacífico.
Faz divisa, ao norte com as Marianas Setentrionais, também sob administração norte-americana ao sul com os Estados Federados da Micronésia.
Os Chamorros, população indígena do Guam, foram os primeiros a habitar a Ilha aproximadamente há 4000 anos. A Ilha tem uma longa História do colonialismo europeu. Foi descoberta pelo navegador português Fernão de Magalhães a 6 de Março de 1521, na altura, ao serviço do rei de Espanha, tendo-se assim estabelecido a primeira colónia em 1668 pela Espanha, que marcou também a chegada do missionário católico Padre São Vitores. A Ilha foi controlada por Espanha até 1898, passando para o domínio dos Estados Unidos sob o Tratado de Paris (1898) na sequência da Guerra Hispano-Americana.
As instalações militares na ilha estão entre as bases americanas de maior importância estratégica no Pacífico Ocidental.
Guam é uma ilha cercada pela mais pura areia e mar. E composta por belos coqueiros.
Cedido pela Espanha em 1898, foi ocupado pelo Japão em 1941, foi retomado pelos Estados Unidos 3 anos mais tarde. Guam é uma base aero-naval estratégica para os Estados Unidos, servindo de base para operações militares e de espionagem na Ásia e na Oceania.
Área: 541 km²
População: 157.557
Densidade Demográfica: 291,2 km²
Capital: Agana
Ponto mais elevado: Monte Lamlam (406 m)
Latitude: 13° 3' norte
Longitude: 144° 4' leste
Fontes pesquisadas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guam
EE Prof Gabriela Freire Lobo
Por: Nicole S. Hirano
Nenhum comentário:
Postar um comentário